Trânsito caótico, número de agentes está muito distante do ideal

Há muito tempo, Cuiabá enfrenta graves problemas no sistema de trânsito, boa parte deles, fruto do grande número de automóveis que diariamente circulam pela cidade. Para se ter idéia, dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), apontam que até julho do ano passado, a frota de veículos na capital mato-grossense era de 298.774.
Em contrapartida, o número de agentes de autoridade de trânsito civil, os chamados ‘amarelinhos’, não ultrapassa os 60.

Os ‘amarelinhos’ são responsáveis por operar e fiscalizar o trânsito na Capital. Contudo, atualmente a cidade conta apenas com 54 desses agentes. Para piorar a situação, eles se dividem em três turnos diários, de forma que em cada turno, apenas 14 ficam operando em toda Cuiabá.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) preconiza um número mínino de um agente para cada mil carros. Desta forma, o número mínino de agentes em Cuiabá, deveria ser de 300, o que ainda assim, não seria o ideal.

Por meio de assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), assegura que a situação é mesmo caótica, segundo eles, “o trabalho é feito onde pode”. No total, os 14 agentes que trabalham (em cada turno), têm a sua disposição apenas quatro veículos da SMTU.

Um dos agentes, explica que em virtude do baixo efetivo, as quatro equipes se dividem nas principais regiões de Cuiabá (CPA, Coxipó, Centro e nas regiões próximas ao município de Várzea Grande). As equipes têm ainda, a obrigação de atender aos chamados de ocorrências (multas, infrações em trânsito e de estacionamento), em qualquer que seja a região.

A SMTU revela que a estrutura deficitária poderá sofrer uma melhora a partir do mês de julho, quando 200 novos agentes – aprovados em concurso público – deverão ser colocados nas ruas.

Outra esperança da SMTU é de que, com vistas no Mundial de 2014, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), realize concursos públicos para agentes de trânsito estadual. Segundo a SMTU, como o aumento de efetivo seria possível estabelecer nas ruas da Capital, pontos de fiscalização fixos, contribuindo significativamente para uma melhoria na fiscalização e operação do sistema de trânsito da Capital.
www.circuitomt.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

ver blog SINTSERP

Postar um comentário