Prefeita é obrigada a retirar iniciais do nome dela de placas de carros no PR

A justiça do Paraná considerou propaganda e mandou uma prefeita retirar as iniciais do nome dela das placas dos carros oficiais do município.
Em várias cidades do Paraná, as iniciais do nome do prefeito ou o número do partido a que ele pertence estão nas placas de carros oficiais.

Em Porecatu, a combinação AWT significa Administração Walter Tenam. Em Candói, é o número do partido do prefeito, Elias Farah Neto, do PSDB, que está nas placas.
Na cidade de Marilena, a justiça já mandou trocar as placas com as letras AZP. Apelido do prefeito Zé do Peixe.

A decisão divulgada nesta quinta-feira (23) diz respeito à cidade de Maripá, no oeste do estado. Todas as placas onde aparece a combinação, AJQ, e o número 15 vão ter que ser substituídas.
Para o Ministério Público, que pediu a troca, o nome da prefeita, Jacira Querino, e o partido dela, o PMDB, estão circulando de forma irregular.
“Existe um princípio, uma norma, que é o da impessoalidade da administração pública aquela letra colocada no veículo não pertence à pessoa do prefeito ou da prefeita e sim pertence ao município", fala o promotor público, Régis Sartori.

A prefeita está viajando e não autorizou ninguém a gravar entrevista. Em nota, afirmou que - ao pedir as placas - não imaginou que teria problemas já que, segundo ela, esta é uma prática comum em muitos municípios. Jacira Quirino disse ainda que vai cumprir a determinação da justiça, trocando todas as placas.

A prefeita vai ter de pagar a troca das placas com o dinheiro dela. Para os moradores da cidade, propaganda pessoal não combina com dinheiro público.
“No inconsciente de cada um, as iniciais influenciam, ainda mais numa época de eleições, não é?", diz o administrador de empresa, Ivan Aguiar
Fonte: G1notícas

0 comentários:

Postar um comentário