Agentes de trânsito voltam a multar em Curitiba

Secretaria Municipal de Trânsito entrou em operação nesta segunda-feira (16).A Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) entrou em operação nesta segunda-feira (16), mas os agentes que compõem o novo órgão só devem passar a multar os infratores na terça (17). No primeiro dia de atividades, eles passaram por orientações sobre o que o secretário Marcelo Araújo chamou de “novo perfil” de ação.
Segundo Araújo, os agentes estiveram nas ruas durante o período em que a Justiça impediu a extinta Diretran (vinculada à Urbanização de Curitiba (Urbs) de aplicar multas, mas com a função de orientar a população. A decisão foi tomada em setembro de 2011, pois o Tribunal de Justiça julgou que a Urbs não poderia exercer tal papel por ser de economia mista.
Mesmo com a possibilidade da autuação, Araújo destaca que no “novo perfil” este não será o principal objetivo. “Amanhã já começam as autuações. O trabalho de orientação vai continuar sendo feito. As pessoas nesse período perceberam a necessidade, tiveram saudade dos agentes e viram a importância deles nas vias”, afirmou.
Cessão dos agentes
Os 400 agentes que pertenciam à Diretran foram incorporados à Setran através de uma cessão funcional, que segundo o secretário, está prevista na lei do município. “Todos esses agentes que eram d extinta Diretran passaram por um processo seletivo, eles prestaram concurso e estão sendo cedidos. Dessa cessão, eles são credenciados como agentes da autoridade de trânsito”.
Radares
Curitiba possui hoje 110 radares, mas o número deve diminuir para 75 nos próximos meses, já que alguns equipamentos devem ser devolvidos para a proprietária Consilux. A Prefeitura de Curitiba rompeu o contato com a empresa após a suspeita de irregularidades, como a exclusão de multas.
Segundo Araújo, essa situação é temporária, até que a Setran adquira novos radares. “Um novo processo licitatório já está em andamento para colocação de novos equipamentos com uma tecnologia mais avançada e diferenciada”, contou. A previsão é de que até 2013 sejam 200 os aferidores de velocidade em Curitiba.

0 comentários:

Postar um comentário