Agentes de Trânsito criam SINATRAN. Assembleia aconteceu em Patos

A cidade de Patos viveu um momento histórico para os Agentes de Trânsito dos Municípios do sertão e para todos os profissionais que trabalham nesse setor. Foi criado nesta sexta-feira, dia 21, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patos, o Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito da Paraíba – SINATRAN. Com o sindicato, profissionais ligados às superintendências de trânsito e transporte público dos municípios terão maior representatividade nas suas lutas por melhores condições de serviço e salários.

O SINATRAN vai representar em média quarenta cidades localizadas no sertão da Paraíba. O primeiro desafio do sindicato é lutar para que as várias cidades que já tem condições de ter Agentes de Trânsito comecem a fazer funcionar essa categoria e suas respectivas superintendências ou mesmo secretarias ligadas ao trânsito. Cidades como Piancó que já foi municipalizado, mas não tem Agente de Trânsito, Itaporanga, Conceição e várias outras ainda não tem seu trânsito municipalizado. A municipalização traria benefícios para o trânsito, além de recursos para esses municípios.

Antônio Coelho foi escolhido por unanimidade pela assembleia para representar a categoria através do SINATRAN. Coelho, como é mais conhecido entre os Agentes de Trânsito, foi um dos pioneiros para organizar a categoria em Patos e ganhou destaque nacional pela luta em prol do reconhecimento  constitucional da categoria como profissão na Constituição Federal, através da PEC 55 de autoria do Deputado Federal Hugo Mota – PMDB. Antônio Coelho também era o presidente da Associação de Lutas Trabalhistas dos Agentes Municipais de Trânsito de Patos – ALTRANS. Como vice- presidente da SINATRAN os presentes na assembleia escolheram Adriano Fernandes, Agente de Trânsito da cidade de Pombal.

Representantes de outras categorias de trabalhadores estiveram presentes na fundação do SINATRAN, entre eles: Ednaldo Guilherme presidente do Sindicato dos Agentes de Limpeza do Estado da Paraíba – SINDLIMP-PB, Ulisses Alberto – SINDLIMP-PB, Radamés Cândido do Movimento Luta de Classe – MLC, Francisco Sales – STIUPB, Gerlúzia Vieira do Movimento de Mulheres Olga Benário, Suzane Quetsia da União da Juventude Rebelião – UJR, Emanuel Escarião – Agente Penitenciário, dentre outros.

“ Somos uma categoria pequena, porém temos muita importância diante do crescimento do trânsito por todo o país e aqui em nosso sertão. Com o SINATRAN fortaleceremos nossa luta em vários aspectos, seja econômico, político e social. A cidade de Patos depois que criou seu órgão de trânsito teve uma melhora significativa no trânsito e isso se deve também aos seus profissionais”, disse Antônio Coelho.

http://patosonline.com/interna.php?modulo=publicacao&codigo=24541

0 comentários:

Postar um comentário