Seminário da PEC 55 em Cuiabá

O presidente da Comissão Especial destinada a proferir parecer acerca da PEC 55/2011, deputado federal Valtenir Pereira – PSB/MT, no Seminário Estadual para debater a proposta de emenda constitucional que pretende disciplinar a carreira dos agentes públicos responsáveis pelo policiamento de trânsito, realizado na cidade de Cuiabá, na tarde da última sexta-feira, dia 20, elogiou o autor da matéria, o deputado federal Hugo Motta – PMDB/PB, pela sua iniciativa.
O seminário foi promovido com o objetivo de colher mais subsídios para aprimorar o texto em tramitação na Câmara Federal, o evento ocorreu no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso.
A construção de uma emenda a constituição federal é um processo com muitas dificuldades. O autor da proposta, diferentemente de um projeto de lei que pode ser apresentado apenas por um parlamentar, inicialmente precisa de no mínimo o apoio de um terço dos parlamentares com suas assinaturas. Sua tramitação dependerá do reconhecimento de sua relevância para superar uma lista enorme de projetos que para avançar precisam ser selecionados para as pautas, devido à demanda de interesses distintos, e ainda, passar por exigências de ampla maioria de dois terço ou três quintos das casas legislativas da Câmara e Senado.
O presidente deputado Valtenir Pereira reconhece a importância da proposta em evidência, para ele a PEC inova em matéria de fiscalização e controle no trânsito. Valtenir destaca também a importância da normatização da atividade dos agentes de trânsito em virtude das obras do Mundial. “Assim poderemos garantir a melhoria da mobilidade urbana das pequenas, médias e grandes cidades brasileiras, tendo em vista que várias cidades do país, como Cuiabá, enfrentam problemas de mobilidade por causa de obras da Copa do Mundo”, relata o deputado.
A Comissão Especial promoverá mais um seminário sobre a PEC 55, em Brasília, no próximo dia 02 de outubro, para fechar o ciclo de debates sobre a matéria, para então o relator deputado federal Efraim Filho DEM/PB apresentar seu parecer para ser apreciado pelos demais pares da comissão. A Comissão Especial aprovando o parecer do relator a PEC estará pronta para o presidente da Câmara Federal colocá-la em pauta na ordem do dia em plenário.
Com informações do site oficial do deputado Veltenir Pereira
Edição do Sinatran-pb.com   

0 comentários:

Postar um comentário