Prefeito de Caetité prefere desrespeitar a lei e envia a Câmara projeto de lei que retira direito trabalhista já garantido dos Agentes de Trânsito.

O prefeito do município de Caetité agiu de maneira sorrateira e desrespeitosa encaminhando na “calada da noite” o projeto de lei 800 de 04 de setembro de 2013 para Câmara de Vereadores, projeto este que tem o mais absurdo e vergonhoso objetivo que é revogar uma outra lei a 736, aprovada em 06 de junho de 2012, que dá aos Agentes de Trânsito o direito de receber a gratificação de Risco de Vida no importe de 20%.
O gestor utiliza um insustentável e descabido argumento para a aprovação da lei, quando afirma que a categoria já recebe outra gratificação (Atividade Técnica Ostensiva) também aprovado por lei.
Fato curioso que esse projeto foi enviado à Câmara depois que a categoria entrou com um mandado de segurança na justiça, após sido furtado pela administração, o seu direito de fazer jus mensalmente ao montante de 20% sobre seu salário base referente a gratificação de Risco de Vida, ou seja a administração a muito tempo tem deixado de pagar à esses servidores uma gratificação que é juridicamente legal, aprovada em lei e ainda por cima lei criada e sancionada pelo atual gestor. Diante disso seria correto afirmar que a administração se contradiz? Tomou atitude de criar algo sem planejamento? Ou simplesmente em a retrógrada filosofia de que ta com o poder nas mãos e pode dar e tirar quando bem entender? Qual afirmativa se encaixa nesse quesito, os três? Ou nenhum? Quem poderia esclarecer.
Mediante a tomada de ciência desse fato a Categoria decidiu paralisar caso prefeito não reunisse com os servidores afetados.  Diante da pressão imposta pela mobilização a reunião aconteceu e muitos foram os embates naquele recinto.
No desenrolar da mesma o  Diretor do SINDATRAN-BA(Sindicato dos Agentes de trânsito do Estado da Bahia) disse que: esse projeto é uma aberração e afronta aos direito adquiridos do trabalhador, e que nem no período da ditadura víamos coisa parecido, gostaria de saber por que o prefeito tem tanto medo de deixar a justiça resolver esta questão? E não bastasse essa aberração tudo indica que a administração começou a retaliação a categoria cortando as horas extras do sábado. Pergunto-me será que essa administração pensa que os agentes de trânsito são bonecos para eles controlar da forma que bem entendem? Digo isso por que se cortou a extra do sábado sem explicação, por que então não cortar as horas extras dos eventos culturais, particulares e de apadrinhados que convocam os agentes para servirem de policial sendo que não temos nenhuma segurança e nem competência pra tal. E quanto ao legislativo vamos todos agentes de trânsito para câmara protestar e olhar dentro dos olhos de cada vereador para sabermos quem é a favor ou contra o trabalhador e se eles foram eleitos para representar o povo ou um prefeito sem escrúpulos

O projeto está na pauta da próxima segunda feira 23 de setembro para ser votado. A categoria buscou apoio dos vereadores e esperam que eles em especial os da situação que é a maioria na casa possam agir dentro do princípio da moralidade, imparcialidade e legalidade como versa a Constituição Federal e honrando assim o compromisso feito com a população caetiteensse.
Quanto ao Executivo local resta saber se ainda tem esse compromisso com o povo…Fonte: sindatran.org.br 23/09

0 comentários:

Postar um comentário