Audiência pública porte de arma para os fiscais de trânsito (Deliberações do ocorrido em Brasília)

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado discutiu no dia 08 de novembro 2011, a concessão de porte de arma aos fiscais de trânsito, prevista no Projeto de Lei 3624/08.
A audiência pública, sugerida pelos deputados Romero Rodrigues (PSDB-PB) e Alessandro Molon (PT-RJ), vai debateu a proposta do ex-deputado Tadeu Filippelli, que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03)
Filippelli diz que o estatuto deixou os fiscais de trânsito desprotegidos: “A proibição para o porte de arma de fogo atingiu em cheio a categoria, cuja atividade envolve grandes riscos”.
Participaram da à audiência pública: o Presidente do Departamento de policia federal Sr. Douglas Morgan Fullin Saldanha, Presidenta da ONG Viva Brasil Bené Barbosa, Desarma Brasil Luiz Antônio Brenner Guimarães, Antonio Coelho presidente da Associação dos agentes de trânsito de patos-PB (ALTRANS), e Artur Brandão Fiscal de transportes de João Pessoa, Eider Marcos presidente do sindicato dos servidores do DETRAN-DF (SINDETRAN-DF). Além de vários deputados pertencentes a comissão (CSPCCO)
O plenário ficou lotado de ficais de trânsito de tudo quanto é canto do país e, muitos colegas tiveram que ficar em pé, por que não tinha mais onde sentar. Depois da explanação de todos os oradores, o deputado Fernando Francischini que era contra mostrou-se totalmente a favor, já o deputado Alexandre leite PMDB-SP pressionado por representante do sindicato SINDVIARIOS-SP(representa CET-SP) mostrou contra, porém sem um forte argumento, solicitou revisão do texto do PL para que deixe no texto discricionário ao órgão a liberação do porte de arma em serviço aos fiscais de trânsito
Ao final o relator da matéria Romero Rodrigues, se diz bastante satisfeito com a audiência e já tem condições e embasamento o suficiente para posicionar seu voto no parecer.
Quero aqui parabenizar a todos os agentes de trânsito que marcharam a Brasília, e deu sua importante contribuição. também estive lá com meu colega AG. Antonio da minha cidade. e espero que o exemplo dos colegas que se organizaram para ir a Capital do País venha a ser disseminado para os demais companheiros, assim fortalecendo a categoria, pois não é preciso nem dizer, que sem união nós não iremos conseguir valorização e nem reconhecimento que merecemos.
Grato!
Vagnelson Ribeiro Agente de trânsito em Caetité-BA e Diretor de comunicação do SINDATRAN-BA(Sindicato dos Agentes de trânsito da Bahia)

Assista o vídeo da plenário pelo link abaixo


7 comentários:

Cesar Corrêa disse...

O deputado Alexandre leite PMDB-SP, só tem essa posição porque não é a mãe dele que esta lá na rua, como nós, exposta a todo tipo de perigo, inclusive fora de serviço, correndo o riso de ser reconhecido !!!!!
Lembrem-se deste nome na hora de votar !!!!!
Aliás...de não votar !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sou a favor, respeitando-se às regras para a concessão do porte, pois assim como o César, também já fui agredido prestando serviço para o município. E por isso ainda estou afastado devido a tal fato. Não queremos sair por aí atirando em ninguém, só queremos que os "espertões" pensem um pouco mais antes de vir distribuindo capacetadas, chutes e socos num pai de família que depende do seu trabalho para pagar suas contas e sustentar seus entes.

Jancey disse...

Abro um questionamento, aqui em Fortaleza quando o trânsito foi municipalizado em 1998, foi criada a ETTUSA uma empresa de economia mista onde a prefeitura era sócia majoritária e o sindiônibus o segundo maior sócio.Atentando para o caráter fiscalizador do órgão, a OAB-CE entrou com uma ação questionando a legitimidade das autuações e da própria atividade fim do órgão, visto que " o lucro " seria o principal objetivo de uma empresa de economia mista.
Por fim, após uma briga judicial que durou dois anos. Foi criado a AMC ,que é uma autarquia municipal de trânsito.
A CET-SP sendo de mesma natureza jurídica da ETTUSA, tem moralmente o poder de autuação legitimado?

Cesar Corrêa disse...

O Sindiviarios é uma vergonha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que eles devem ser patronais, nenhuma pesquisa foi feita aos filiados antes de terem dado sua posição RIDICULA em brasília....mas eu entendo eles, assim como aquele deputadosinho de merda, não estão na rua, dando a cara a tapa, quem fica com o rabo sentado dentro de um escritório não precisa de proteção !!!!
Mas em 2013 tem nova eleição, aí.....tudo vai mudar !!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ola a todos os colegas agente de transito!!!

Acredito que aqui em SP o sindiviarios nao estar a favor,por que estar com medo de deixarmos de ser associados a ele e passarmos a ser dos sindicato de seguranca, conheco muitos colegas aqui em SP que he a favor sim!.Mas o sindiviarios fica metendo terrror em todos os agentes aqui falando que vamos ter que prender ladroes etc.
Quero deixar claro aos colegas que essa historia de que nao queremos nao he bem assim.Hoje a CET tem muitas pessoas que ja estao aposentados e ja deram sua contribuicao para SP.Ai fica o SIndiviarios colocando o terror nos fucionarios da CET-SP.
Acho que tem que ser opcional dos agentes de transito daqui de SP, ate por que seremos preparados para portar arma.
Assim como os GCM Guardas civis municipais.
Mas queremos sim!! Tem que liberar para todos e que fique a criterio de cada agente portar ou nao.
So nos agentes de transito aqui de SP-SP.He que sabemos, nao o sindiviarios ficar colocando terror em todos.



Dep.de fiscalizacao/GES
Freitas.

Delfino disse...

Boa noite senhores agentes,

Sou da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)de São Paulo e só ficamos sabendo da vergonha que nosso Sindicato proporcionou aí em Brasília quando já havia acontecido. Ainda bem que nossos representantes foram vaiados pelos representantes dos demais Estados. Em momento algum houve consulta aos agentes de trânsito de São Paulo se queriam ou não o porte. E não se enganem, o mesmo problema que vocês enfrentam nos outros Estados, enfrentamos aqui também.
Saliento que, a maioria de nós, que realmente quer fazer o trabalho da forma que deve ser feito, sem a omissão diária que que temos que nos submeter, somos favoráveis e torcemos para que seja positivo o desfecho deste projeto.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Quando um agente de trânsito age peratrante um ato infracional de trânsito, vindo de um cidadão, porém infrator, punindo-o a rigor, provoca nele, os desejos mais macabros, inclusive o 1º deles, é, de um possível asserto de contas em local oportuno, coisa que o profissional do trânsico "nunca espera" Toma miserável! tu devia ter morrido junto àquele ciclista nojento. palavras dirigigas de 3 vingativos "cidadãos" cedente de vingança ao espancar meu irmão agente de trânsito, até agora ninguém fez nada. Matou um cilclista e de saideira, um intenso chá de manda em quem temtou executar a "lei" CTB. até quando a esta Republica permanecerá sombreada com escamas nos olhos a uma sociedade que sempre vive com a certeza da impunidade e a inércia de politicos que deixam de agir, e com tal omissão viram socios de uma mega empresa do desconhecimento = eleitor BURRO.

Postar um comentário