Em menos de dois meses, CET aplica mais de 10 mil multas por desrespeito ao pedestre


Na última segunda-feira, CET ampliou para toda a capital paulista campanha de respeito ao pedestreA CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aplicou, em menos de dois meses, mais de 10 mil multas em motoristas que desrespeitaram os pedestres na capital paulista. A intensificação da fiscalização começou no início de agosto, como parte da campanha dos direitos dos pedestres da Prefeitura de São Paulo.
O aumento da aplicação das punições se refletiu no número de atropelamentos na cidade, que caiu cerca de 60%.
Mas para o engenheiro de tráfego Horácio Figueroa, é preciso aumentar ainda mais a fiscalização. Segundo ele, educação no trânsito leva tempo para se estabelecer. O especialista estima que deve demorar cerca de três anos para mudar a relação entre motoristas e pedestres na cidade de São Paulo.
Campanha
Na última segunda-feira (19), a CET ampliou para toda a cidade a fiscalização do Programa de Proteção a Pedestres, que inicialmente era realizada apenas na região central. Cerca de 2.400 agentes da companhia passaram a reforçar a fiscalização de motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres na travessia. A companhia prioriza centros comerciais de bairros e corredores de ônibus, além da região central e da avenida Paulista.
Deixar de dar a passagem ao pedestre ou a veículos não motorizados (como bicicletas) é uma infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Os infratores são multados em R$ 191,54 e perdem sete pontos na carteira de habilitação. Algumas das infrações mais comuns são não parar onde existe faixa de travessia sem semáforos e não dar preferência a quem atravessa uma rua na transversal. publicado em 23/09/2011 às 20h28
Fonte: R7notícias

0 comentários:

Postar um comentário