Agentes de trânsito fazem protesto após colega ser baleado, em Goiânia



Cerca de 150 agentes de trânsito fizeram uma manifestação nesta terça-feira (29), em Goiânia. Vestidos de preto, com cartazes nas mãos e gritando palavras de ordem, eles reivindicavam vários itens, principalmente mais segurança para os profissionais da categoria. Uma operação padrão foi criada e somente 60% do efetivo estará nas ruas.

O estopim para as reclamações ocorreu na última quinta-feira (25), quando um agente de trânsito foi baleado no rosto ao atender uma ocorrência. Desde então, ele está internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) em estado grave.

"Constantemente, nós sofremos agressões verbais e físicas, e achincalhamento de condutores nas ruas. Há situações em que a população atira pedras e paus enquanto estamos em atividade. São muitas as situações que envolvem a segurança do agente de trânsito e nós vamos cobrar isso da SMT [Secretaria Municipal de Trânsito]", disse Glauber Maia, presidente do Sindicato dos Agentes Municipais de Trânsito de Goiânia (Sinatran).

Por conta do protesto, algumas das principais avenidas da capital ficaram tumultuadas. Os agentes saíram em passeata do posto de apoio que fica no Setor Oeste e foram até a sede da SMT, no Setor Bela Vista. Durante todo o trajeto, eles levaram o uniforme do agente baleado na semana passada.

Uma comissão foi recebida pela secretária municipal de Trânsito, Patrícia Veras, que prometeu a criação de um convênio com forças de seguranças para garantir a integridade dos profissionais.

"Já estávamos tratando com a Guarda Municipal a criação de um convênio para que a gente pudesse trabalhar em conjunto. E agora, por sugestões da categoria, nós vamos buscar o comando da PM para tentar um convênio e ver se eles podem colaborar com o nosso trabalho", desatou a secretária.
Outras reclamações
Além da segurança, os agentes também fizeram outras reclamações. Eles pedem novos veículos e uniformes, bem como um sistema de comunicação mais moderno e a contratação de pessoal. Atualmente, 300 agentes atuam na capital, enquanto o número considerado ideal, de acordo com a categoria, seria de mil profissionais.

A secretária informou que a licitação para melhorias nas áreas de manutenção e nas oficinas mecânicas já estão em andamento. Já em relação à contratação de mais agentes, é necessário a criação de um projeto de lei.

"Temos que enviar a proposta para a Câmara [Municipal] porque o número de agentes de trânsito já está todo preenchido e temos que fazer um concurso. Concordo que temos que aumentar a equipe porque a cidade é muito grande e nós precisamos melhora o nosso atendimento”, salientou.
Na quarta-feira (30), está prevista mais uma reunião entre o Sinatran e a Superintendência Municipal de Trânsito. Segundo a assessoria de imprensa da SMT, não está previsto corte de ponto dos profissionais que não forem ao trabalho. Fonte: G1.com 29/10/2013

0 comentários:

Postar um comentário