Vereador solicita mudança de fardas dos agentes de trânsito


O vereador Nilmar Eustáquio (PP), fez uma solicitação ao prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB), que consiste na mudança da farda dos agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans). O parlamentar afirmou que alguns dos agentes no momento em que abordam o motorista às vezes abusam da autoridade. Para Nilmar Eustáquio, essa maneira de agir com autoritarismo, por parte dos agentes, deve ser mudada e por isso entrou em contato com o Poder Executivo na tentativa de resolver esta questão.
De acordo com o vereador, ele conversou com o prefeito, uma vez que Vladimir Azevedo entendeu o seu pedido e solicitou que Nilmar Eustáquio encaminhasse ao Órgão Executivo um requerimento com a sua solicitação e que o documento fosse protocolado. Segundo Eustáquio, a documentação já está protocolada e está no gabinete do prefeito. “Os agentes de trânsito de Divinópolis tentam emplacar o autoritarismo. Não são todos, mas alguns são arrogantes, prepotentes, autoritários, não há diálogo entre eles e os motoristas, não há educação, dessa forma, eles deixam de fazer o trabalho que é necessário que é o trabalho preventivo”, afirmou.
Conforme o vereador, o pedido já está oficializado e o ideal é que as fardas dos agentes de trânsito sejam compostas pelas cores da bandeira de Divinópolis, uma vez que a farda atual impõe essa característica de autoritarismo. Nilmar Eustáquio destacou que o prefeito foi sensível ao seu pedido e que nas próximas semanas ele já vai marcar uma reunião para solucionar este problema. “Depois do esgoto, as críticas que o prefeito recebe são sobre os agentes de trânsito da Settrans e por isso decidi fazer o requerimento e apresentar a minha solicitação, dessa maneira, as críticas ao Executivo não ficarão sobrecarregadas e alguns dos agentes terão mais diálogo com os motoristas”, relatou o vereador.
Ao entrevistar a Secretária Municipal de Trânsito e Transporte, Rosemeire Lasmar, ela ressaltou que uma das coisas que ela passa aos agentes de trânsito é que eles tenham a cordialidade com o cidadão. “Eles tem que cumprir o artigo 24 do Código de Trânsito, que aborda como o agente deve fazer cumprir a legislação de trânsito. O Comando é muito sério e por isso eu peço para que além da cordialidade, eles tenham o bom senso”, destacou.
Sobre a mudança de fardas, a secretária disse que cada agente de trânsito tem duas fardas cada um, e que são aproximadamente setenta fardas. Segundo Rosemeire Lasmar, a decisão de mudança cabe ao prefeito, caso ele ache prudente que ocorra esta modificação. Ela ainda acrescentou que ela como secretária acha que a mudança vai gerar custo, investimento, porque a farda é cara, elaborada por uma empresa especializada. “Caso haja uma decisão, tem que se pensar no interesse público. O que nós sempre passamos para os agentes é que eles sejam cordiais porque eles não trabalham somente com motoristas e sim com pedestres, condutores escolares, dentre outros. A legislação de trânsito é uma Lei Federal que muitas vezes é desrespeitada, os agentes têm que cumprir com a sua tarefa, mas sendo cordiais e com bom senso”, afirmou.
Ainda de acordo com a secretária o agente de trânsito só é omisso em sua tarefa quando não segue a lei. Ela informou que a Settrans tem convênio com a Polícia Militar e o que sempre pede para os agentes desde quando assumiu a Settrans é passar segurança e aplicar as multas de forma correta seguindo a lei, porém, também ter o bom senso, como por exemplo, se algum motorista parar em local que é indicado somente para os taxistas pararem, que o agente tenha o bom senso e peça que o motorista retire o carro primeiro, caso o condutor insista, aí sim nesse sentido seguir o que a lei propõe. Por fim, a Secretária vai esperar a decisão de Vladimir Azevedo, porque até então nada foi passado à Settrans, e segundo o vereador Nilmar Eustáquio, o prefeito marcará a reunião nas próximas semanas. Fonte: G37 Divinopolis
Nota do Blog transitoemfoco: O que tem haver farda com o comportamento do agente, se quer mais cordialidade por parte dos agentes necessário então de capacitação dos mesmos nos procedimentos de relação interpessoal, há não ser que o vereador quer atingir a honra ou moral dos agentes modificando a farda que provavelmente deve ser estilo militar como na maioria do Brasil.

1 comentários:

Anônimo disse...

porque o nobre vereador não sugere uma farda de palhaço com nariz e tudo. completo talvez assim os condutores obedeçam.porque todos tem medo dos agentes por causa dos pontos na habilitação e valor da multa,os condutores são mal educados e agressivos e depois é tudo culpa dos agentes de transito..kkkk...

Postar um comentário