“Estacionamento em local proibido, desrespeito à sinalização, trânsito parado, motoristas inabilitados, condutores embriagados e fiscalização inoperante. Estes problemas, antes só detectados nas grandes cidades por conta do tamanho da frota, não estão mais restritos às metrópoles. O caos se espalha pelo interior, em cidades de médio porte, resultado perverso de três fatores: aumento vertiginoso do número de veículos, fiscalização ineficiente e falta de educação dos motoristas. O Estado de Minas percorreu cinco cidades de Minas, Governador Valadares, Montes Claros, Divinópolis, Nova Serrana e Sete Lagoas, e constatou que nesses locais a obediência às leis de trânsito está se tornando uma raridade.
A expansão da frota no interior chama a atenção. Se nos 34 municípios da Região Metropolitana de BH o índice de crescimento foi de 125% nos últimos 10 anos, a situação nas demais regiões do estado é praticamente idêntica, com aumento de quase 124% no período, passando de 2,4 milhões de veículos em 2001 para 5,3 milhões em 2011, de acordo com os dados mais recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), referentes a dezembro do ano passado.
Com tamanho volume de carros e motos nas ruas, sem o consequente aumento da capacidade de fiscalização e punição dos infratores, o terreno para o desrespeito à legislação e a ameaça à vida de pedestres, passageiros e motoristas, torna-se fértil. Em Governador Valadares, no Leste do estado, onde o EM passou uma manhã, as infrações de trânsito são um fato corriqueiro, sem a autuação dos responsáveis.”
A expansão da frota no interior chama a atenção. Se nos 34 municípios da Região Metropolitana de BH o índice de crescimento foi de 125% nos últimos 10 anos, a situação nas demais regiões do estado é praticamente idêntica, com aumento de quase 124% no período, passando de 2,4 milhões de veículos em 2001 para 5,3 milhões em 2011, de acordo com os dados mais recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), referentes a dezembro do ano passado.
Com tamanho volume de carros e motos nas ruas, sem o consequente aumento da capacidade de fiscalização e punição dos infratores, o terreno para o desrespeito à legislação e a ameaça à vida de pedestres, passageiros e motoristas, torna-se fértil. Em Governador Valadares, no Leste do estado, onde o EM passou uma manhã, as infrações de trânsito são um fato corriqueiro, sem a autuação dos responsáveis.”
Este é um trecho de uma reportagem de hoje, no Jornal Estado de Minas, que aproveitamos para fazer um comparativo com a atual situação por que passa Raul Soares, no que diz respeito à desorganização do trânsito. Pelo que se conclui, a cidade não difere muito das demais que são atingidas pelo mesmo problema.
A esperança do raul-soarense é que, com a recente criação do Conselho Municipal de Trânsito, os problemas que a cidade enfrenta atualmente sejam solucionados pouco a pouco, através de uma sinalização mais efetiva e a reeducação de motoristas e pedestres. É imperativo, para o bem de todos, tornar o trânsito mais organizado e humanizado, onde, principalmente o pedestre, possa ter os seus direitos efetivamente respeitados.
0 comentários:
Postar um comentário