Os
piores carros avaliados foram o Renault Sandero e o chinês JAC J3, com
avaliações mostrando que “estruturas frágeis na carroceria colocam em risco a
vida de seus motoristas e ocupantes”.
O
Renault Sandero, que na Europa é conhecido por sua segurança exemplar, obteve
apenas uma estrela no desempenho instável da carroceria, além de ser
prejudicado nos testes devido à falta de airbags. Segundo a Proteste, no
continente europeu dificilmente um carro tem uma avaliação menor do que quatro
estrelas.
Por
outro lado, embora o JAC J3 tenha dois airbags, o modelo também só alcançou uma
estrela. “Isso comprova que airbags não são suficientes para tornar os carros
mais seguros quando a estrutura da carroceria é deficiente”, relataram os
testes. Procuradas, as montadoras Renault e JAC Motors não foram localizadas
para explicar o mau desempenho.
O
Latin NCAP aconselha que os consumidores devem exigir dos fabricantes a adoção
das recomendações da Organização das Nações Unidas em relação aos padrões dos
testes de colisão (regulamentos R94 e R95). "Desta maneira, haverá mais
proteção a todos os envolvidos no trânsito e os consumidores terão oportunidade
de escolher seus carros segundo as avaliações de segurança dos testes de
colisão", lembra a pesquisa.
OUTROS DESEMPENHOS
Os
carros foram submetidos a uma colisão frontal a 64 km/h. Dos oito veículos
testados, cinco conseguiram quatro estrelas: Ford New Fiesta KD, Honda City,
Renault Fluence, Toyota Etios hatch e o Volkswagen Polo hatchback, combinando
os três itens principais de segurança - resistência estrutural da carroceria,
air bags e cintos de segurança.
O
clássico Volkswagen Bora obteve três estrelas, pela baixa resistência da sua
estrutura.
TESTES
Os
carros são avaliados pelo número de estrelas, variando de zero a cinco. Quanto
mais seguro, mais estrelas ganha, de acordo com a segurança ideal aos ocupantes
dos veículos. Este foi o terceiro ano de testes. No período, já foram testados
26 modelos diferentes.
Fonte:
Infomoney
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